Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2013

JASON VAI PARA O INFERNO - A ULTIMA SEXTA FEIRA 13 (SEXTA FEIRA 13 PARTE 9) (1993)

UM FILME DESPREZÍVEL, QUE DESRESPEITA POR COMPLETO A MITOLOGIA DA SERIE SEXTA-FEIRA 13!

Não foram poucas ás vezes em que o cinema concebeu sequencias de grandes franquias cinematográficas que se concretizaram verdadeiras bombas, na maioria das vezes essas bombas jogaram a franquia praticamente as traças, especificamente falando do cinema de horror, talvez o maior exemplo de conhecimento geral do publico tenha sido Halloween 3, quando os idealizadores da serie, Debra Hill e John Carpenter tiveram a 'brilhante' ideia de lançar uma sequência que fugisse totalmente do universo de Michael Myers e todos os outros personagens icônicos da serie, seguindo por um caminho totalmente diferente.
Normalmente essas viagens intelectuais dos produtores e estúdios acabam por resultar em um desgaste nítido da franquia e além de desagradar à crítica e o publico em geral, acaba por deixar furioso os fãs da serie, infelizmente ‘Jason vai para o inferno, a ultima sexta feira 13’ entrou especialmente nesta lista de bombas cinematográficas do cinema de terror pelos motivos que dissertarei a seguir.

Inicio dos anos 90, os executivos dos estúdios Paramount estavam extremamente insatisfeitos com os recentes resultados que a serie sexta feira 13 havia obtido nas bilheterias, ficava claro que o estúdio já havia exprimido ao máximo os resultados financeiros que a serie poderia obter, fator que fica claro analisando que nos últimos dois filmes até então Jason já havia tido um embate frente a uma garota com poderes tele cinéticos (a critica na época ironizou o filme apelidando-o de Jason VS Carrie), e em seguida passou por uma expedição um tanto quanto bizarra em Nova York.
O desinteresse da Paramount casou-se perfeitamente com o interesse do estúdio New Line Cinema em adquirir os direitos sobre a franquia sexta feira 13, tal fato tinha uma explicação pontual: a New Line já era detentora da serie a hora do pesadelo do também famigerado Freddy Krueger, e de tanto as series se rivalizarem quase que simultaneamente nos cinemas na década anterior, criou-se um imaginário popular muito forte em torno de um crossover entre Freddy e Jason, a New Line comprou a ideia e foi atrás da Paramount, no final das contas acabou juntando a fome com a vontade de comer e o negócio foi fechado, porem antes de conceber o esperado produto final, a New Line decidiu produzir um 9º filme da serie que servisse de trampolim para a realização de FreddyVS Jason, e foi dai que nasceu esta bomba intitulada de Jason vai para o inferno, e imagino que o mesmo deve ter se revirado bastante em sua cova ao ter visto tamanha merda que fizeram com a franquia sexta feira 13.
O conceito inicial de JVPI é até plausível, após Jason matar dezenas de jovens pelos arredores de Crystal lake durante décadas, o FBI decide armar uma emboscada para por fim ao maníaco e de fato manda-lo para o inferno, para tanto uma agente do FBI passasse por uma jovem campista de Crystal lake como isca para a aproximação do assassino.
Como era de se esperar Jason acaba caindo na armadilha e é estrategicamente fuzilado por mais de uma dezena de homens fortemente armados, the end ok? Não! Dai para frente é que a merda começa a agarrar.

Ao chegar o IML, um médico legista passa a fazer a conferencia dos restos mortais de Jason, e de repente observa o coração do mesmo que começa a bater descontroladamente, em um momento daqueles que simplesmente não há explicações plausíveis (se alguém tiver, por favor, me explique) o médico legista simplesmente devora o coração de Jason como um animal insano e logo se percebe o mesmo incorporaria Jason Vorhees.
Dai pra frente o que se vê é uma sucessão de idiotices desencontradas onde o publico é apresentando a personagem Diana (Erin Gray) que muito em breve seria revelada como uma irmã bastarda de Jason Vorhees, fato extremamente absurdo, levando em consideração que em toda a mitologia da serie, jamais se fez referência a qualquer parente direto de Jason, muito menos uma irmã.

Para dar seguimento à história o fraquíssimo roteiro mostrava Jason sob o corpo de outras pessoas, perseguindo implacavelmente essa sua irmã, que logo a trama mostraria ter uma filha e uma neta recém nascida que obviamente eram parentes diretas de Jason, e portanto também alvos do maníaco, a explicação encontrada no fraco roteiro para a perseguição do Jason humanoide as suas recem criadas parentes é que o assassino só conseguiria voltar ao seu corpo de origem através do sangue de outro vorhees.
Outro fator extremamente tosco é o fato de Jason ter tornado-se um humanoide que perambula constantemente de corpo em corpo como uma espécie de hospedeiro alienígena, não precisa estender-se muito pra ver que foi algo totalmente absurdo.

Além de todas as falhas conceituais já citadas em JVPI, os personagens presentes na trama também não mostram qualquer carisma, o que acaba enfraquecendo mais ainda a história, a partir de 30 minutos de filme eu rezava para que aquilo acabasse o quanto antes, era uma tortura para qualquer fã da franquia assistir aquilo.
Ao termino da Sessão de JVPI, o sentimento que fica principalmente depois do ultimo ato, é que o filme foi feito apenas com 1 intuito: servir de fato como trampolim ou esquenta para o crossover de Jason e Freddy.

Infelizmente ou felizmente o tiro da New Line acabou saindo pela culatra já que devido a diferenças artísticas e constantes mudanças de roteiristas, o projeto de Freddy VS Jason acabou saindo exatos 10 anos depois, o que eu creio que tenha sido até melhor, pois com a fraca inspiração dos criadores de Jason na época, poderia ter sido outra bomba.
O legado deixado por JVPI foi péssimo, acabou tornando-se a 3º pior bilheteria de um filme da franquia além de ter sido detonado por toda a critica e publico, nem mesmo os fãs da serie perdoaram e boicotaram feio o longa que recentemente foi eleito o pior da franquia.
Porem o calvário de Jason ainda perduraria por mais uma sequência péssima, e quando você pensava que já tinham avacalhado o assassino da mascara ao máximo, a New Line em 2001 lançou Jason X, mas isso é assunto para outro post.


JASON VAI PARA O INFERNO - A ULTIMA SEXTA FEIRA 13Diretor: Adam Marcus
Elenco: John D. LeMay, Kari Keegan, Kane Hodder, Steven Williams, Steven Culp, Erin Gray, Rusty Schwimmer, Richard Gant, Leslie Jordan, Billy Green Bush, Kipp Marcus, Andrew Bloch, Adam Cranner, Allison Smith, Julie Michaels, James Gleason, Dean Lorey, Tony Ervolina, Diana Georger, Adam Marcus, Mark Thompson, Brian Phelps, Blake Conway, Madelon Curtis, Michelle Clunie, Michael B. Silver, Kathryn Atwood, Jonathan Penner
Produção: Sean S. Cunningham
Roteiro: Dean Lorey, Jay Huguely, Adam Marcus
Fotografia: Bill Dill
Trilha Sonora: Harry Manfredini
Duração: 87 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: New Line Cinema / Sean S. Cunningham Films

Nenhum comentário:

Postar um comentário