A história acompanha George (Ray Lovelock) que após um
incidente causado em sua moto por Edna (Cristina Galbo) em um posto de
gasolina, acaba viajando junto á garota em seu carro para seguir o seu destino,
porem devido á urgência o rapaz acompanha Edna em uma visita a irmã da mesma em
um condado no interior da Inglaterra.
Após alguns desencontros os dois chegam na localidade e
George embrenha-se pelo campo em busca de informações sobre a moradia da irmã
de Edna, nesse mesmo tempo a garota é peseguida por um tipo extremamente
estranho que mostra de cara ser um zumbi, enquanto George é apresentado a um
grupo de campistas que fazem testes em uma maquina pesticida que através de
radiação ultrassônica elimina os insetos, na verdade essa questão passa a tomar
mais importância na história bem depois.
Enquanto Martin e Edna continuam a procura, somos
apresentados ao casal Katie (Jeanine Mestre) (a tal irmã de Edna) e Martin
(José Lifante) que enfrentam alguns problemas devido a Katie ser viciada em heroína,
não demoraria muito para o mesmo zumbi que atacou Edna ir atrás de Katie que
corre desenfreada atrás do marido Martin que acabaria sendo morto em confronto
com o zumbi, em meio aos fatos um velho sargento durão da policia (Arthur
Kennedy) acostumado a resolver as coisas na truculência (bem ao estilo John
Wayne, um tipo que não se aplica mais aos dias atuais) acha que Katie foi à autora
do assassinato do marido, e pra complicar as coisas acaba indiciando George e
Edna como cumplices, e se você achava que a coisa não podia piorar, o tal
sargento ainda acha heroína na casa de Katie, o que confirma ainda mais as
suspeitas que a mesma agora sob efeito de drogas tenha cometido o crime.
E partir dai a narrativa da história se concentra no casal
formado por George e Edna tentarem provar à inocência de Katie, e em meio a
isso descobrirem que algum mal maior atormenta aquele condado com mortos
levantando de suas tumbas, e pra complicar e muito a vida dos 2, o tal sargento
vai permanecer no encalço deles por todo o filme, na verdade o personagem de
Arthur Kennedy é o contraponto da história, e podemos enxergar ai uma situação
cultural na época, um velho e truculento oficial da policia acostumado a impor a
ordem e o cumprimento da lei em seu condado sob qualquer circunstancia, e ele
vai fazer a lei ser cumprida nem que seja para agir sob as ultimas consequências,
e isso inclui até matar um cidadão a balas sem sequer ter provas concretas de
um crime (ainda que o cometimento de um crime não seja sequer motivo para esse alguém
ser assassinado, pelo menos pelas leis de nosso país), o tamanho censo de
rigidez do sargento fica nítido em cenas onde o mesmo parte para a agressão e
embate principalmente com George, onde fica claro o desprezo ao jovem, criticado
pelas vestimentas que utiliza (modismos dos jovens ingleses nos anos 70) e taxado
constantemente junto a Edna como drogados, satanistas e praticantes do sexo
desregrado (clichês clássicos na época para classificar os jovens).
Ainda que esse tipo de personagem (policial velho e durão) seria
muito habitual em filmes dessa época, fica claro um tom de crítica por parte do
diretor espanhol Jorge Grau em uma das cenas onde um chefe do depto. De policia
fala ao sargento:
- Não aprovo o seu método sargento, a policia não devia usar
violência.
E é retrucado fervorosamente falando que se a policia em
geral tivesse pulso firme com esses marginais as coisas não estariam hoje como
estão.
O casal central formado pelos atores Ray Lovelack
(George) e Cristina Galbo
(Edna) também se mostra convincente na maior parte da trama fazendo com que o
espectador mergulhe mais na história.
Zumbis e radiação:
Outro ponto bastante original em ‘Zumbi 3’ é o fato de a
origem dos zumbis não partirem de nenhum vírus ou doença e sim da radiação exposta
por uma maquina pesticida (a mesma citada no inicio do texto), tal fato também serve
como uma critica do filme as tecnologias desenfreadas que surgiam na época sem
os devidos testes em seres- humanos.
18 nomes diferentes para um mesmo filme:
Pois é, a maior curiosidade a cerca deste longa é o seu infame histórico de ter carregado cerca de 18 nomes diferentes em todo o seu histórico entre exibições nos cinemas, grindhouses (seções duplas nos EUA) e em diversos países pelos anos 70 e lançamentos em VHS e posteriormente DVD, dentre os títulos mais conhecidos pelos seus cultuadores estão:
Pois é, a maior curiosidade a cerca deste longa é o seu infame histórico de ter carregado cerca de 18 nomes diferentes em todo o seu histórico entre exibições nos cinemas, grindhouses (seções duplas nos EUA) e em diversos países pelos anos 70 e lançamentos em VHS e posteriormente DVD, dentre os títulos mais conhecidos pelos seus cultuadores estão:
- EUA: Let
sleeping corpses lie
- Italia: non si deve profanare il sonno dei morti
- Inglaterra:
the living dead at Manchester morgue
Quanto ao titulo veiculado na Inglaterra nos anos 70 (traduzindo: os mortos vivem no necrotério de Manchester)
foi pura jogada comercial, pois em momento nenhum a história sequer passa pela
cidade de Manchester, sendo apenas citada por um medico em dado momento do
longa, muito embora dado à fama na época, o titulo foi inclusive recentemente
lançado em blue ray no reino unido como:
the living dead at manchester morgue.
Porque o titulo: ‘zumbi 3’ no brasil?
Na verdade não achei até hoje dados certos sobre essa
cretinice de batizar esse filme no brasil como Zumbi 3 porem não fica difícil de
se imaginar, pintou em algumas salas de cinema nos anos 70 porem ficou
conhecido assim como tantas outras obras, na popularização do VHS que se deu no
meio dos anos 80, quando a distribuidora ‘poderosa video’ (uma das pioneiras em
lançamento de títulos em VHS no Brasil) comprou os direitos de lançamento no Brasil
certamente usou o artificio de atrelar a obra a outros tantos filmes de zumbis
que foram lançados na época, principalmente as obras de George Romero e Zombie de
Lucio Fulci também batizado de zumbi 2 no Brasil e tantos outros países.
Zumbi 3 ou o titulo que você prefira chamar dentre
tantos existentes, trata-se de uma obra interessantíssima e que além de
excelente exploitation serve de referência até hoje para excelentes diretores como
Edgar Wright do também infame: tá todo mundo quase morto de 2004 além de clássico
do seu gênero.
Observação quanto ao final do filme (se não assistiu e pretende assistir não leia: embora o desfecho da história não seja dos mais convencionais, já que os mocinhos da história acabam mortos, inclusive George de forma pifia na mão do sargento, o final guarda um dos momentos mais hilários da história, quando o durão sargento abate e balas de fogo George, e ao chutar seu corpo de frente fala em tom de ironia: queria que os mortos voltassem a vida só para poder te matar de novo, minutos depois, de forma obviamente ironica o sargento é morto em um hotel pelo mesmo George desta vez como um zumbi, certamente foi a forma encontrada pelo diretor espanhol Jorge Grau, de o truculento sargento ter o seu troco por toda a maldade e injustiça que cometeu durante todo o filme.
Observação quanto ao final do filme (se não assistiu e pretende assistir não leia: embora o desfecho da história não seja dos mais convencionais, já que os mocinhos da história acabam mortos, inclusive George de forma pifia na mão do sargento, o final guarda um dos momentos mais hilários da história, quando o durão sargento abate e balas de fogo George, e ao chutar seu corpo de frente fala em tom de ironia: queria que os mortos voltassem a vida só para poder te matar de novo, minutos depois, de forma obviamente ironica o sargento é morto em um hotel pelo mesmo George desta vez como um zumbi, certamente foi a forma encontrada pelo diretor espanhol Jorge Grau, de o truculento sargento ter o seu troco por toda a maldade e injustiça que cometeu durante todo o filme.
ano: 1974
diretor: Jorge Grau
elenco:
Ray Lovelock
Cristina Galbo
Arthur Kennedy
Aldo Massasso
Giorgio Trestini
Roberto Posse
José Lifante
Jeannine Mestre
Gengher Gatti
Fernando Hilbeck
Vera Drudi
Vicente Vega
Francisco Sanz
duração: 91 minutos
Ray Lovelock
Cristina Galbo
Arthur Kennedy
Aldo Massasso
Giorgio Trestini
Roberto Posse
José Lifante
Jeannine Mestre
Gengher Gatti
Fernando Hilbeck
Vera Drudi
Vicente Vega
Francisco Sanz
duração: 91 minutos
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