Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

JASON X (SEXTA FEIRA 13 PARTE 10) (2001)

DEPOIS DE TENTAR INOVAR E METER OS PÉS PELAS MÃOS, QUASE 10 ANOS DEPOIS OS PRODUTORES CONSEGUEM FAZER UM FILME "MENOS PIOR" COM JASON ATACANDO EM UMA NAVE ESPACIAL!

Anos 2000, mais precisamente 2001, o projeto de Freddy VSJason já estava no forno do estúdio New Line, e eis que Sean Cunningham, diretor e roteirista do 1º sexta feira em 1980 e responsável direto pelos direitos artísticos e conceituais da franquia, resolveu que era o momento de ressurgir o oitentista assassino mascarado novamente as telonas, porem desta vez o conceito seria totalmente diferente, o longa não teria relações estreitas com Crystal Lake e o universo direto de Jason para não tirar o foco do crossover com Freddy que estava vindo, tratara-se de uma ficção cientifica, pois é! Quando você achava que já haviam forçado a barra de todas as maneiras, eis que um ‘gênio’ do cinema chamado: Todd Farmer, um aspirante a escritor de Hollywood se reuniu com Cunningham e eles chegaram a essa ideia extremamente ‘inovadora’ de realizar um filme da serie com Jason atacando no futuro dentro de uma espaçonave com direito a versão rayteck do assassino e tudo.

Assim nascia Jason X, decimo filme da franquia que tentava de alguma forma inovar o conceito clássico do icônico assassino, na verdade o longa claramente foi uma tentativa clara de dar algum folego ao personagem até mesmo aproveitando a forte onda que se seguiria nos próximos anos com o lançamento de Jason VS Freddy este sim um filme realmente esperado pelo publico, porem fica claro que o lançamento de Jason X fora uma atitude extremamente caça níquel encontrada pelos produtores e a própria New Line em ganhar algum dinheiro em cima do personagem Jason Vorhees.
A trama se inicia com o personagem fortemente preso e sendo estudado por um grupo de cientistas do governo, assim como no péssimo ‘Jason vai para o inferno’ a questão da indestrutibilidade de Jason é fortemente citada, escancarando a icônica imortalidade do assassino que nesse período já era consolidada, tal fato pode ser comprovado com toda ironia possível quando logo no inicio um dos integrantes do grupo de estudos ao assassino comenta que fora tentado de tudo para matar o mesmo como tiros de arma de fogo, bombas e etc. e o mesmo sempre permanecia vivo.    

   Como todo roteiro ruim, a deixa para ‘as coisas darem errado’ vem de um inescrupuloso cientista líder da equipe que pretende ganhar muito dinheiro utilizando o assassino preso para visitação á apreciação de civis (veja só a que absurdo se chegam ás coisas), obviamente que em meio à situação Jason consegue soltar-se e como de praxe passa a eliminar uma a uma das pessoas ali, sobra Rowan (Lexa Doig) (obviamente a boa garota que havia reprovado a ideia de manter Jason vivo) conseguir atrair o assassino para uma câmara criogênica, porem antes de conseguir escapar é letalmente ferida pelo assassino e fatalmente congelada na companhia de Jason.
Logo depois o filme para pula para o futuro (mais precisamente o ano de 2455) onde uma equipe de seres-humanos realiza uma expedição na chamada velha terra para pesquisar artefatos das antigas civilizações e logo encontram Jason e Rowan congelados.


Dai pra frente o que vai acontecer não é muito difícil de se imaginar: ambos são levados para a espaçonave do grupo, Rowan consegue se recuperar plenamente e logo alerta o grupo sobre os perigos de ter Jason na nave, muito embora novamente um sujeito inescrupuloso líder da expedição tem a original ideia de utilizar Jason (que nessa época seria uma criatura histórica de séculos passados) para fins lucrativos, obviamente que não demoraria para o assassino despertar e começar a fazer a limpa na nave caçando um a um dos integrantes.
Jason X tinha a pretensão de dar um ugprade na franquia, na verdade desde o principio do seu lançamento ficava claro que se tratava de toscaria das boas, afinal de contas qualquer pessoa em sã consciência e que tem um mínimo de conhecimento dos filmes da franquia sexta feira 13 e do próprio Jason Vorhees, e leu a sinopse do filme, sabe que não poderia esperar muita coisa de um filme que levaria as matanças do personagem para um futuro distante, ainda mais se tratando do personagem ter permanecido congelado dos dias atuais até esse futuro distante.

Na verdade com todo esse clima de naves espaciais e sangue é impossível deixar de lembrar-se da franquia Alien, que declaradamente serviu de inspiração no roteiro do infame Todd Farmer, ai fica a pergunta: o que tem a ver Jason com Aliens? Nada! Mas na brilhante visão dele era legal levar Jason matando no espaço.
Jason X também não pode ser considerado um filme de apenas criticas como haverá sido o seu antecessor ‘Jason vai para o inferno’ na verdade a lances bem legais na história que acabam de alguma forma compensando os buracos no roteiro e as mortes obvias sequenciais, seguem alguns pontos que valem destaque:
- É sempre interessante ver Kane Hodder como Jason, afinal ele foi o ator que mais interpretou o assassino na franquia e percebe-se que o cara realmente leva a sério o oficio de interpretar Jason Vorhees.

- O 1º assassinato consumado por Jason já dentro nave no futuro é bem legal, na verdade considero uma das mortes mais legais que o Jason cometeu em todos os filmes da serie, bastante original.


- A cena onde dois tripulantes da nave jogam uma espécie de videogame em 3º dimensão e Jason estraga a jogatina futurística também é bem interessante, é um dos pontos criativos deste sexta feira 13 futurístico.

- A ideia de um dos tripulantes da nave criar uma Crystal Lake virtual em 1980 para distrair Jason em um dos pontos do filme também é bem divertida, a cena das garotas é hilária.

Enfim, com direito até a uma versão futurística do assassino criada em laboratorio, Jason X esta muito aquém dos melhores filmes da serie e obviamente nem deve ser comparado com nenhum dos filmes antigos, diria que é uma tentativa escrachada de inserir Jason novamente ao imaginário popular dos jovens do inicio dos anos 2000, uma geração que estava acostumada com filmes de terror pop com um ar de comédia como foi a serie pânico, o ressurgimento do costurado boneco Chuck em a noiva de Chuck, e outras franquias de grande sucesso na época como premonição e o suspense os outros.
Creio que o grande mérito de Jason X a época foi ter conseguido superar o seu ridículo antecessor, só de ter trazido Jason de volta a matança, mesmo que no futuro, já foi um alivio para qualquer fã da franquia.  


Jason X
93 min
terror 
Direção: James Isaac
Roteiro: Todd Farmer, Victor Miller 
Elenco:Amanda Brugel (Geko (E-X Grunt))Barna Moricz (Kicker (E-X Grunt))Boyd Banks (Fat Lou)Chuck Campbell (Tsunaron)David Cronenberg (Dr. Wimmer)Derwin Jordan (Waylander)Dov Tiefenbach (Azrael)Dylan Bierk (Briggs (E-X Grunt))James Isaac (Doctor)Jeff Geddis (I) (Pvt. Johnson (soldier #1))Jonathan Potts (Prof. Lowe)Kane Hodder (Jason Voorhees/Uber-Jason)Kaye Penaflor (VR teen girl #1)Kristi Angus (Adrienne)Lexa Doig (Rowan)Lisa Ryder (Kay-Em 14)Markus Parilo (Sgt. Marcus)Melyssa Ade (Janessa)Mika Ward (Campfire teen #1)Peter Mensah (I) (Sgt. Brodski)Robert A. Silverman (Dieter Perez)Roman Podhora (Rescue pilot)Steve Lucescu (Condor (E-X Grunt))Tania Maro (VR teen girl #2)Thomas Seniuk (Sven (E-X Grunt))Yani Gellman (Stoney)menos⬆
Produtores: Geoff Garrett, James Isaac, Marilyn Stonehouse,Noel Cunningham,Sean S. Cunningham

Nenhum comentário:

Postar um comentário